A Fuerza Aérea Uruguaya (FAU), em apoio ao sistema nacional de emergência, transportou quatro ultracongeladores de Fort Lauderdale, Flórida para Montevidéu. Os equipamentos serão usados para armazenar as vacinas que chegarão ao país no plano de vacinação contra o COVID-19.
Conforme noticiamos aqui no Site da RFA, no último dia 03 de fevereiro, a aeronave KC-130H Hercules, FAU 594, operado pelo Esquadrón Aéreo N° 3 (Transporte), voou da Brigada Aérea I (Carrasco) para Fort Lauderdale, para buscar os ultracongeladores, que tem capacidade para armazenar até 200 mil doses de vacinas a -70 °C cada.
O voo foi realizado com tripulação dupla, permitindo que fosse realizada apenas uma escala técnica na cidade de Letícia, Colômbia, tanto na ida quanto na volta. A missão foi realizada com um total de quase 30 horas de voo.
Na chegada em Carrasco, o KC-130H foi recebido pelo Ministro da Defesa Nacional, Dr. Javier García, pelo Diretor do Sistema Nacional de Emergências, Sergio Rico, pelo Comandante em Chefe da FAU, General da Aeronáutica Luis De León, entre outras autoridades.
@FFO