A feira aerospacial Aero India 2021, realizada na Base Aérea de Yelahanka, em Bangalore, recebeu a visita histórica de um bombardeiro supersônico B-1B Lancer da USAF. A aeronave, matrícula AF 86-0104, operada pela 34th Expeditionary Bomb Squadron, Ellsworth AFB, Dakota do Sul, realizou uma passagem sobre o evento, em voo de formação ao lado de dois caças de fabricação indiana HAL Tejas.
Os EUA enviou um C-5M Galaxy, 40 militares e o B-1B Lancer, para a 13ª edição da Aero India 2021. Na ocasião foram apresentadas as capacidades das unidades de bombardeiros estratégicos de longo alcance da USAF.
Este foi a primeira vez que um bombardeiro americano pousou na República da Índia. A última vez que um bombardeiro das Forças Armadas dos EUA esteve em solo indiano foi em outubro de 1945, quando a Índia ainda estava sob domínio britânico.
“A participação de bombardeiros demonstra a força de nossa parceria e nosso compromisso compartilhado com a segurança global e uma ordem internacional baseada em regras”, disse o general Mark Weatherington, comandante da 8ª Força Aérea e do Joint-Global Strike Operations Center, que estava entre os EUA delegados militares presentes. “Nossa presença e engajamento hoje são de grande significado histórico e esperamos construir nos próximos anos.”
@FFO