A Força Aérea Nacional Angolana (FANA) recebeu o segundo – e último – lote com seis aeronaves chinesas de treinamento Karakorum K8-W. As aeronaves foram recebidas em cerimônia oficial realizada em 14 de dezembro do ano passado, no Regimento Aéreo de Caça-Bombardeiro (RACB), da Base Aérea da Catumbela, Província de Benguela.
O Ministério da Defesa Nacional (MDN) adquiriu da empresa chinesa CATIC um total de 12 aeronaves, tendo recebido o primeiro lote em janeiro de 2020. Conforme a agência de notícias estatal angolana Angop, os K-8W em serviço na Esquadrilha de Treinamento Avançado da Catumbela, já haviam realizado 1.265 voos, acumulando mais de 1.770 horas voadas.
A cerimônia de entrega dos K-8W coincidiu com a formatura de quatro novos pilotos-instrutores na aeronave. Os oficiais da FANA, receberam treinamento de especialistas chineses do CATIC, onde aprimoraram técnicas de pilotagem tática, navegação a baixa altura, voos IFR, simulações de combate, entre outras. O evento contou com a presença do Ministro da Defesa João Ernesto dos Santos, e outras autoridades.
Produzido pela China, em parceria com o Paquistão, o Hongdu JL-8, ou Karakorum K-8W, é um monomotor de treinamento e ataque leve, equipado com um motor ucraniano Ivchenko-Progress AI-25TLK ou o chinês WS-11. O peso máximo de decolagem é 4.470 kg e o alcance máximo de 2.200 km. O moderno cockpit está equipado com telas multifuncionais e HUD, e as versões de exportação podem ser equipadas com assentos ejetáveis Martin Baker. Na configuração de ataque, pode receber nos hardpoints subalares mísseis ar-ar PL-5E/PL-7, foguetes não guiados de 57 mm, bombas de fragmentação BL755, ou dois tanques de combustível extra. Além desses hardpoints, pode carregar um canhão de 23 mm no pod ventral.
@FFO