Na madrugada desta terça-feira (02/02), o KC-390 da Força Aérea Brasileira (FAB), matrícula FAB 2855, operado pelo 1º GTT – Esquadrão Zeus, participou da missão de lançamento de paraquedistas em voos em conjunto com as aeronaves C-17 Globemaster III e C-130 Hércules da USAF, durante o Exercício Operacional Culminating, em Alexandria, Louisiana, EUA. A missão foi um marco no projeto do desenvolvimento da doutrina operacional do KC-390, tendo cumprido todos os objetivos traçados, ao lado de aeronaves militares consagradas no mundo.
“Era um sonho imaginar que um produto da indústria aeronáutica nacional, fruto de décadas de desenvolvimento, poderia atuar lado a lado, em pé de igualdade, com aeronaves historicamente consagradas. Acabamos de provar que alcançamos, sim, esse tão desejado nível de maturidade técnica e operacional”, ressaltou o Oficial de Operações do 1° Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT), Tenente-Coronel Aviador Daniel Silva Fortes.
O KC-390 integrou uma missão de “voo de pacote”, quando as aeronaves envolvidas na operação decolam em um curto espaço de tempo para cumprir as ações de Força Aérea complementares, visando um objetivo comum, que neste caso, foi o lançamento aerotransportado de paraquedistas para conquistar uma posição geográfica estratégica.
Aproximadamente 120 paraquedistas do Exército Brasileiro, foram lançados do KC-390 na Zona de Lançamento do Joint Readiness Training Center, unidade do Exército Americano especializada em receber esse tipo de treinamento conjunto.
De acordo com o Coordenador da Missão, Major Aviador Daniel Elias Souza, a operação teve uma complexidade maior, porque as diversas aeronaves que integravam o voo de pacote partiram de localidades diferentes e se encontraram em um ponto comum. “Dentro desse desafio, nós percebemos que nosso planejamento foi adequado às metas que tínhamos e conseguimos atingir todas elas”, ressaltou.
Além do KC-390, participaram dos voos nove aeronaves C-17 e quatro aeronaves C-130 da USAF. Foram lançados cerca de 1.600 paraquedistas, além de 22 plataformas com equipamento pesado. “Nós percebemos que o KC-390 é uma aeronave que está compatível com esse tipo de cenário, assim como, a doutrina da FAB”, complementou.
Outra etapa conquistada pelos militares do 1°GTT durante o exercício foi a operacionalidade completa da tripulação em lançamentos de paraquedistas. Pela primeira vez, o KC-390 realizou a missão de salto de militares com tripulação operacional 100% composta por militares da FAB.
Em visita ao exercício, o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, ressaltou a interoperabilidade das Forças Armadas Brasileiras ampliada pela participação conjunta, no Exercício Operacional “Culminating”, do KC-390 da FAB e da Brigada Paraquedista do Exército Brasileiro.
“É um dia histórico para as Forças Armadas Brasileiras nesse exercício inédito, o ‘Culminating’, com o lançamento dos paraquedistas da Brigada de Paraquedistas, também utilizando a nova aeronave da FAB: o KC-390”, ressaltou.
O primeiro KC-390 Millennium foi entregue à Força Aérea em setembro de 2019. E, após cerca de um ano e meio operando a aeronave multimissão, a FAB atualmente conta com quatro KC-390 em sua frota realizando missões fundamentais para o país, como a Operação COVID-19, de apoio no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, e na missão de assistência humanitária à República Libanesa.
A participação do KC-390 em treinamentos como o exercício “Culminating” é fundamental para o aprimoramento da utilização da aeronave. A capacidade operacional e de atuação do KC-390 são obtidas mediante o acúmulo de experiências em exercícios conjuntos, o que também possibilita o desenvolvimento doutrinário para a utilização segura da aeronave.