A estatal indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL), concluiu a produção licenciada dos dois últimos caças multirole Sukhoi Su-30MKI, de um total de 222 unidades produzidas desde 2001 para a Força Aérea Indiana (IAF). Agora as duas últimas aeronaves aguardam a certificação do Centro de Aeronavegabilidade Militar e Certificação (CEMILAC), de Bangalore, para a integração do armamento, como o míssil de cruzeiro BrahMos. Vale lembrar que os 50 primeiros foram montados n Rússia, perfazendo um total de 272 Su-30MKI.
A linha de produção da HAL, deverá ser acionada para construir um lote adicional de 12 Su-30MKIs. Em julho do ano passado, o Ministério da Defesa da Índia (MoD) aprovou a aquisição das novas aeronaves, e agora negocia com a Sukhoi os detalhes do contrato de US $ 1,47 bilhão, que deverá estar fechado em 2022. Esse lote adicional será destinado para recompor a frota de Su-30MKI perdidos em acidentes.
Em 1996, o Governo Indiano assinou um acordo com a Sukhoi para a transferência de tecnologia a partir de um contrato US $ 1,8 bilhão, para que a unidade da HAL de Nashik, oeste do País, construísse, sob licença, 50 caças Su-30MKI. Três aditivos posteriores alcançaram um total de 222 aeronaves construídas nos últimos 20 anos.
Ao longo dos anos, os Su-30MKI construídos pela HAL, incorporaram aviônicos desenvolvidos no país, juntamente com subsistemas e armamentos de fabricação francesa e israelense. Essas alterações no projeto original russo, tornaram o Su-30MKI o mais importante vetor de combate da frota indiana.
@FFO