O Naval Aviation Training System and Ranges program office (PMA-205) realizou em janeiro de 2021 o primeiro de voo de ensaio do pod Tactical Combat Training System Increment II (TCTS II), transportado na estação de ponta de asa (launchrail) do F/A-18F do Test and Evaluation Squadron 23 (VX-23) a partir da Naval Air Station Patuxent River, Md. O segundo voo de teste – feito na sequência, envolveu dois F/A-18E do VX-23 e foi o primeiro do sistema envolvendo duas aeronave.
O VX- 23 conduziu os voos junto com a equipe de teste do PMA-205, que coletou e analisou os dados em tempo real em parceria com Collins Aerospace Systems.
“Nossa equipe enfrentou desafios de software, COVID e plataforma, mas trabalhou com urgência para permanecer no caminho certo para a decisão de produção inicial de baixa taxa em abril. O fato de a data não ter mudado desde a concessão do contrato em 2017 fala muito não só de nossa equipe, mas também do nível de apoio da Marinha para colocar essa capacidade em campo”, disse a Capitã Lisa Sullivan, Gerente do Programa PMA-205.
Desenvolvido pela Collins Aerospace Systems, o TCTS II é um sistema de arquitetura aberta que permite o treinamento de combate aéreo altamente seguro. Ele substitui e aprimora a estrutura atual, inserindo um sistema de treinamento criptografado e certificado, em combates aéreos reais, combinado com cenários virtuais sintéticos on-line. As tripulações poderão realizar missões de combate aéreo com armas reais ou simuladas, usando táticas de guerra eletrônica contra ameaças simuladas.
“Esta é a primeira vez que a equipe consegue ver o sistema em uso em um ambiente do mundo real usando uma plataforma operacional. Esses testes fornecem informações valiosas sobre o desempenho do sistema, incluindo desempenho de datalink pod-to-pod e pod-to-ground, precisão posicional e simulações de armas”, disse Jake Kiehlmeier, engenheiro chefe de testes do PMA-205 TCTS II.
A USAF também aderiu ao programa TCTS II da Marinha, aproveitando os investimentos feitos pela USN, para minimizar os custos de homologação e padronizar os sistemas de treinamento.
@CAS