No dia 29 de janeiro, o C-97 Brasília, matrícula FAB 2015, da Força Aérea Brasileira (FAB), operado pelo 7º ETA- Esquadrão Cobra, cumpriu uma missão de apoio à Operação COVID-19. O objetivo foi realizar a remoção de oito pacientes em tratamento oncológico, e seus acompanhantes, para o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a fim de disponibilizar vagas na rede pública de saúde de Manaus (AM), para atendimento de pacientes com o novo Coronavírus.
O “Cobra 15” decolou da Ala 8 – Base Aérea de Manaus (AM), às 11 horas (horário de Brasília), com destino à Ala 11 – Base Aérea do Galeão, Rio de Janeiro (RJ), onde pousou às 18 horas. Um dos pilotos do C-97, Tenente Aviador Rafael Félix Raposo da Costa Pereira, comentou sobre o cumprimento da missão. “Muito gratificante auxiliar na transferência desses pacientes de modo a colaborar com a rede pública de saúde de Manaus no enfrentamento da pandemia”, completou o Oficial.
As Forças Armadas estão, desde o início da Operação COVID-19, dedicando seus esforços no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. O Comando da Aeronáutica emprega seu efetivo e suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira.
@FFO