A Spirit Aerosystems, fornecedora de estruturas para a Boeing, informou que começou a trabalhar na fuselagem do primeiro 737-800 da Luftforsvaret, ou Royal Norwegian Air Force (RoNAF). Assim que chegar na linha de montagem da Boeing, em Seattle, EUA, essa fuselagem será equipada e convertida no primeiro P-8A Poseidon de patrulha marítima e guerra anti-submarino (MPA/ASW) da Noruega.
Em 29 de março de 2017, o Governo da Noruega assinou um contrato com a Boeing, no valor de US $ 1,2 bilhão, para a aquisição de cinco novos Poseidon, que irão substituir atual frota MPA da RoNAF, composta por seis antigos Lockheed Martin P-3C Orion, e três aeronaves de vigilância Dassault DA-20 Falcon. A previsão é que todos os P-8A sejam entregues entre 2022 e 2023.
A OTAN aguarda a entrada em serviço dos novos jatos MPA noruegueses, que em conjunto com as aeronaves da Royal Air Force, irão compor a frota de vigilância e patrulha no Atlântico Norte, principalmente na região conhecida como “GIUK”, que compreende a Groenlândia, Islândia e Reino Unido, em contrapartida ao aumento da atividade marítima russa.
O P-8A Poseidon tem o maior peso máximo de decolagem de qualquer aeronave MPA do mercado atual, com cerca de 85 toneladas. A aeronave da Boeing é equipado com o radar de vigilância marítima Raytheon AN/APY-10, além de sensores eletro-ópticos/infravermelhos L3 Wescam MX-20HD digital. Ele tem capacidade para transportar 126 sonobóias e pode transportar toda a gama de armamentos antisubmarino e antisuperfície em seu compartimento interno e nos pontos rígidos sob as asas. Na configuração padrão, a cabine possui seis estações de trabalho para missões, deixando uma ampla margem de disponibilidade de energia e refrigeração para a eventuais expansões.
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