O Comando de Logística das Forças de Defesa Finlandesas oficializou em 29 de janeiro de 2021 o Pedido de Melhor Oferta Final para o Programa HX Firghter da Força Aérea Finlandesa. O prazo para o envio das propostas definitivas de cada concorrente é de 30 de abril deste ano, o que denota que o HX entra na reta final.
O Pedido de Melhor Oferta Final diz respeito aos seguintes caças multifuncionais, seus sistemas e armas relacionados: Boeing F/A-18E/F Super Hornet (Estados Unidos), Dassault Rafale (França), Eurofighter Typhoon (Grã-Bretanha), Lockheed Martin F-35A (Estados Unidos) e Saab Gripen E (Suécia). A fase de melhor oferta marca a etapa final da licitação do Programa HX Fighter.
A fase de licitação começou em 2018, quando o Comando de Logística das Forças de Defesa enviou uma licitação preliminar e um convite para participar de negociações (RFI – Request for Information). Em outubro de 2019, uma Solicitação de Cotação (RFQ – Request for Quotation) foi enviada, com as respostas recebidas em janeiro de 2020. Com o Pedido de Melhor Oferta e Oferta Final, cada proponente vai compilar as informações fornecidas no curso da negociações anteriores num pacote final. O Parlamento Finlandês aprovou um montante de €9,4 bilhões para a aquisição de até 64 novos caças multifuncionais para substituir a atual frota de Boeing F/A-18C/D Hornet.
O pacote a ser adquirido inclui não apenas a aeronave, mas também sistemas técnicos associados, sistemas de treinamento, equipamentos de manutenção necessários, equipamentos de teste e peças sobressalentes, juntamente com armas, sensores e outras funções de suporte específicas necessárias. O HX deverá levar de 10 a 15 para ser totalmente implantado.
@CAS