Recentemente o 574th Aircraft Maintenance Squadron (574th AMXS), do Ogden Air Logistics Complex, em conjunto com os parceiros Lockheed Martin e a Boeing, concluiu o Programa de Reparo Estrutural da da última aeronave F-22 Raptor, realizado em toda a frota nos últimos 14 anos.
“Este é um grande marco para o programa F-22. Desde 2006, quando a Hill AFB recebeu esta tarefa, a equipe de 400 funcionários do 574th AMXS se manteve focada e dedicada em expandir as capacidades de combate do F-22”, disse Misty Stone, diretor do 574th AMXS.
O programa foi responsável por aumentar as capacidades da frota Raptor, ao realizar modificações estruturais, visando a extensão do tempo entre-revisões para em 8.000 horas para cada aeronave.
A equipe de manutenção atuou em 247 Raptors, usando seis equipamentos exclusivos para reparo estrutural, modificação, restauração de revestimentos e recuperação de eventuais danos na aeronave, ao mesmo tempo em que concluiu mais de 8.645 Time Compliance Technical Orders, totalizando mais de 3.880.000 horas de trabalho, sendo aproximadamente 1.550.000 horas dedicadas à restauração de revestimentos, e as 2.328.000 horas restantes focadas na mitigação da corrosão, modificações estruturais, modernização e reparos.
Com esse programa concluído, o 574th AMXS passará de uma carga de trabalho baseado em estruturas, para o trabalho em uma nova modificação (10-year reversion workload) prototipada pela primeira vez em 2019. Este processo irá renovar os revestimentos nas entradas do motor, e a realização de uma inspeção e revisão dos controles de vôo das aeronaves.
Nos últimos anos, o esquadrão de manutenção de aeronaves também apoiou o combatente revisando cinco aeronaves que haviam sido danificadas pelo programa de manutenção-não-programada em nível de depósito, totalizando 50.900 horas.
“O alto desempenho da nossa equipe foi aprimorada por meio de nossa colaboração com o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea, a equipe de engenharia da Lockheed Martin e os engenheiros de processo do grupo de manutenção de aeronaves. Sua experiência, habilidades complementares e inovação nos equiparam com novas ferramentas e processos, possibilitando que avancemos apesar das restrições de instalações e mão de obra. Coletivamente, os funcionários e parceiros do 574th AMXS ceiros de missão exibiram incrível criatividade, flexibilidade e comprometimento em apoiar o guerreiro”, disse David Strunk, Chefe de Setor do 574th AMXS.
Stone acrescentou: “Concluir a aeronave final é uma ótima maneira de começar o ano fiscal de 2021. Isso permite que a equipe esteja pronta para se concentrar em novos desafios e novidades com a necessidade de reversão.”
“Concluir a última aeronave é uma ótima maneira de começar o ano fiscal de 2021. Isso permite que a equipe esteja pronta para se concentrar em novos desafios e novidades com a necessidade de reversão”, acrescentou Misty.
O caça de 5ª geração Lockheed Martin F-22 Raptor é um dos mais importantes vetores de superioridade aéreo da USAF.
@FFO