A agência Espacial Europeia (ESA) concedeu a Airbus a realização de um estudo para o CLTV (Cis-Lunar Transfer Vehicle) ou Veículo de Transferência Cis-Lunar para um “Moon Cruiser”. De acordo com o conceito do estudo (duas fases paralelas A/B1), o CLTV é um veículo de logística autônomo e versátil que poderia, por exemplo, fornecer suporte oportuno e eficiente para a NASA e a ESA na implementação das futuras missões Artemis a Lua.
A nave espacial será baseada em tecnologias existentes e comprovadas e irá complementar o sistema multiuso European Large Logistic Lander (EL3). A execução de missões lunares, incluindo o pouso na Lua e a instalação da próxima estação espacial lunar, é uma tarefa complexa e desafiadora para a comunidade internacional. Requer uma cadeia precisamente planejada de missões de abastecimento e logística.
O conceito do Airbus Moon Cruiser suporta esses desafios de várias maneiras:
Logística do Gateway: o CLTV pode transportar carga ou combustível para reabastecimento na órbita lunar e para o Gateway, projeto internacional liderado pelos dois principais contribuintes NASA (Estados Unidos) e ESA (Europa), apoiando uma presença sustentável na Lua e exploração além e um pilar do programa Artemis da NASA.
Transferência de um grande Módulo Lunar para a Órbita Lunar Baixa: O CLTV é necessário para voar um módulo de pouso ou um estágio de ascensão entre o Portal e a órbita lunar baixa, para realizar missões de pouso e ascensão com serviços maiores e mais extensos A versatilidade do CLTV também permitirá que ele apoie missões para infraestrutura orbital pós-ISS em LEO, bem como missões no campo de serviços de Satcom GEO. O design do CLTV permite que vários tipos de missão sejam realizados com um único veículo e é compatível com vários lançadores.
A solução da Airbus é um conceito maduro, versátil e modular baseado em um grande portfólio de projetos de missão e veículos para voo espacial humano e exploração construído pela Airbus para a ESA, incluindo o Orion European Service Module (ESM), bem como cinco transferências automatizadas bem-sucedidas Missões de transporte espacial de veículos (ATV), transportando um total de cerca de 30 toneladas de carga para o espaço.
O CLTV pode ser lançado no Ariane 6, podendo transportar um módulo de mais de 4,5 toneladas até o Portal. A Agência Espacial Europeia ESA poderia implantar o CLTV na segunda metade da década e está planejado que o CLTV irá literalmente “cruzar” em uma rota de voo direta para a lua.
O objetivo é validar a seguinte fase de implementação (B2/C/D) do CLTV no próximo Conselho Ministerial em 2022, com vista ao lançamento em 2027. A Airbus está construindo o Módulo de Serviço Europeu para a ESA para a nova espaçonave Orion da NASA. O primeiro módulo de serviço já foi entregue à NASA pela Airbus. Um segundo módulo de serviço está sendo construído na Airbus em Bremen. O primeiro lançamento do Orion – um voo de teste sem astronautas – levará o Orion para uma órbita lunar e de volta à Terra sob a missão Artemis I e está programado para 2021.
@CAS