Entre 14 a 25 de janeiro, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1), da Marinha do Brasil, participou da comissão “Aspirantex 2021”, realizada na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Itajaí (SC).
Um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) composto por 14 militares, e a aeronave AH-11B Wild Lynx, matrícula N-4004, embarcou na Fragata “União” (F45) para uma comissão onde foram realizadas missões de Limpezas de Área diurna e noturna, Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB).
Foram realizados voos de familiarização com Aspirantes da Escola Naval, aumentando seus conhecimentos a respeito das capacidades da aeronave e motivando-os quanto às possibilidades da carreira do Oficial Aviador Naval.
Por ocasião do regresso da missão, foram cumpridos os procedimentos de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus estabelecidos pelo Comando em Chefe da Esquadra, com base nas diretrizes do Ministério da Saúde e da Diretoria de Saúde da Marinha. A aeronave e sua tripulação foram submetidos aos protocolos previstos Unidade de Descontaminação Volante da Esquadra em São Pedro da Aldeia (UDVE-SPA).
A Aspirantex 2021 acontece entre 14 de janeiro e 05 de fevereiro, na área marítima compreendida entre os Estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. O objetivo é contribuir para a formação dos cerca de 260 Aspirantes dos três anos da Escola Naval e familiarizá-los com a vida no mar, além de incrementar o adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra. A experiência também é fundamental para os Aspirantes do 2º ano, que farão a escolha do Corpo que irão seguir (Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha), e da sua Habilitação (Sistemas de Armas, Mecânica e Eletrônica), que definirá as suas carreiras.
@FFO