• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Seguiu para a América do Norte o primeiro lote de F-16 “Netz” vendido por Israel

28 de janeiro de 2021
Os quatro primeiros F-16 Netz desativados por Israel, seguiram para a América do Norte (Foto: MoD).

A Força Aérea Israelense (IAF) vendeu um lote de caças F-16A/B “Netz”, para a empresa de treinamento avançado Top Aces Corp, sediada no Aeroporto Phoenix–Mesa Gateway (KIWA), Arizona. Em 2016 a IAF colocou à venda um total de 40 F-16A/B “Netz” desativados.

A americana Top Aces Co., subsidiária da canadense Top Aces Inc., é especializada em oferecer treinamento Agressors Red Air, para várias forças aéreas. Com o aumento da demanda por essas atividades, a Top Aces encontrou nos caças israelenses a resposta que buscava para a ampliação substancial da sua frota. Em novembro de 2019, a empresa e o Ministério da Defesa de Israel (MoD) assinaram um contrato envolvendo a negociação de 29 Netz, em um valor aproximado de US $100 milhões. A notícia da negociação surgiu em dezembro do ano passado, quando noticiamos aqui no Site da RFA.

A Top Aces adquiriu 29 F-16A/B Netz, que serão convertidos para atuar como treinadores Agressors (Foto: MoD).

O primeiro lote contendo quatro Netz, partiu nesta quarta-feira (27/01), do Oriente Médio para o Arizona. As aeronaves foram embarcados no Antonov An-124-100, matrícula UR-82029, da companhia ucraniana Antonov Airlines (Antonov Design Bureau), sendo três F-16A-10-CF (matrículas 129, 220 e 250), e um F-16B-10-CF (matrícula 017). O voo “ADB 3646” decolou do Aeroporto Internacional de Tel Aviv – Ben Gurion (LBBG) com destino ao Aeroporto Phoenix–Mesa Gateway (KIWA), e uma escala técnica, em Reykjavik (BIRK), Islândia.

Ao chegarem na América do Norte, os “Netz” serão equipados com aviônicos de arquitetura aberta, possibilitando a instalação de diferentes radares, sensores, pods de guerra eletrônica, e outras tecnologias necessárias para a nova função. Essas modificações devem garantir que os F-16 sejam capazes de enfrentar pilotos-alunos voando em jatos de combate de quinta geração, como o F-22 e o F-35. O quadro de pilotos da Top Aces é formado por ex-aviadores de combate canadenses, alemães e americanos. Uma grande quantidade desses pilotos foram formados na TOPGUN Fighter Weapons School, da U.S. Navy.

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login