Em declaração à imprensa em 26 de janeiro, o CEO da Airbus Helicopters, Bruno Even, informou que o último dos 463 UH-72A Lakota foi entregue em setembro do ano passado, pela unidade da empresa em Columbus, Mississippi. Even informou que o primeiro de 17 novos UH-72B standard, deverá chegar ainda este ano.
Derivado de uma plataforma européia, o Lakota é produzido sob licença nas instalações da Airbus Helicopters, em Columbus, Mississippi. Desde o início das entregas em 2006, o U.S. Army e a Guarda Nacional dos EUA acumularam quase 800.000 horas com esses helicópteros.
O U.S. Army originalmente adquiriu o Lakota para liberar o UH-60 Black Hawk para as missões primárias de front-line, e substituir os modelos mais antigos como o Bell UH-1 Huey e OH-58A Kiowa Warrior. O Airbus Lakota é oferecido em sete configurações de missões, como treinamento, segurança de fronteira, busca e resgate, evacuação aeromédica, resposta a desastres, transporte VIP e suporte de alcance.
Revelado no final de agosto do ano passado na Feira virtual da Associação da Guarda Nacional dos Estados Unidos (NGAUS), o novo UH-72B é essencialmente uma versão militar para o U.S.Army, derivado do modelo civil H145. “O Exército dos EUA está aproveitando os benefícios de um programa comercial, pronto para uso, recebendo melhorias e aprimoramentos de produtos por meio da evolução da aeronave, sem investir nenhum dinheiro do governo no desenvolvimento dessas capacidades”, disse a Airbus na Feira.
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