Seis Eurofighter Typhoon do Ejército de Aire (EdA) chegaram no dia 25 de janeiro à base Aérea de Mihail Kogalniceanu da Força Aérea da Romênia, situada na costa do Mar Negro, onde realizarão a missão de Policiamento Aéreo do Sudoeste da OTAN (NATO Southern Air Policing) até o final de março.
“Esta é a primeira vez que a Espanha envia combatentes para o sudeste do território da OTAN para apoiar as medidas de dissuasão e defesa da aliança”, disse o Comando Aéreo Aliado da OTAN.
A missão Southern Air Policing, que também inclui o espaço aéreo búlgaro, faz parte da missão Enhanced Air Policing (EAP) da OTAN que foi introduzida em 2015, na sequência da invasão e anexação da Crimeia pela Rússia e das suas atividades militares no leste da Ucrânia. Além desta missão específica, a OTAN conduz missões EAP na Albânia; nos estados bálticos da Estônia, Letônia e Lituânia; Islândia; Eslovênia; e nas nações BENELUX, ou seja, Bélgica, Luxemburgo e Holanda.
Controladas pelo Quartel-General do Comando Aéreo (HQ AIRCOM), localizado em Ramstein, Alemanha, as missões EAP são dirigidas por um dos dois Centros de Operação Aérea Combinada (CAOC – Combined Air Operations Centre). Essas missões baseadas ao norte de uma linha imaginária que corta a Europa ao longo dos Alpes, são dirigidas pelo CAOC em Uedem na Alemanha, enquanto as localizadas ao sul desta linha (incluindo o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo) são dirigidas pelo CAOC em Torrejon na Espanha.
Ao todo além dos seis Eurofigter Typhhon (C.16) da Ala 11 – Esquadrão 111 com sede em Sevilla/Morón (LEMO), 130 militares estarão envolvidos na missão que contou com apoio de um A400M para o translado. entre
@CAS