Versão melhorada “Defiant X” é apresentada pela Boeing e Sikorsky. A Sikorsky e a Boeing revelaram nesta semana, a versão aerodinamicamente refinada do futuro helicóptero SB-1 “Defiant”, desenvolvido para competir no Future Long-Range Assault Aircraft (FLRAA), em substituição aos UH-60 Black Hawk do U.S.Army.
Batizado como “Defiant X”, a nova versão passou por melhorias aerodinâmicas para reduzir a assinatura térmica. A aeronave será equipada com rotor principal com hélices contra-rotativas, e rotor de cauda coaxial com hélice impulsora, permitindo altas velocidades de cruzeiro, enquanto mantém qualidades operacionais em baixa velocidade. Essas características, aumentam a capacidade de sobrevivência em ambientes hostis.
O protótipo inicial do SB-1 (N100FV) iniciou os testes de voo em 2019, quando atingiu velocidades de 230 nós, entretanto espera-se que a versão “X” será ainda mais veloz. O principal concorrente do Defiant X é o o tiltrotor Bell V-280 Valor, que alcançou velocidades de 300 nós. O vencedor do contrato, cujo valor estimado é de US$ 40 bilhões, receberá uma encomenda que poderá atingir a marca das milhares de unidades.
“Estamos prontos para fornecer recursos incomparáveis com tecnologias comprovadas que realmente transformarão a atual aviação do Exército, com margem para se moldar às futuras missões. O Defiant X não inclui apenas a aeronave, mas um sistema de armas de alta performance, grande capacidade de sobrevivência e extremamente letal”, disse Andy Adams, Vice-Presidente da Sikorsky para o FLRAA.
@FFO