A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), cumpre as missões que têm como objetivo minimizar os impactos no sistema de saúde da capital amazonense. O Transporte Aéreo Logístico da FAB integra as ações da Operação Covid-19, acionada pelo Ministério da Defesa, em atendimento às demandas do Ministério da Saúde.
Desde o dia 15 de janeiro, a FAB já realizou 17 voos, removendo 248 pacientes, de Manaus (AM) para 11 destinos: Teresina (PI), São Luís (MA), João Pessoa (PB), Natal (RN), Goiânia (GO), Brasília (DF), Belém (PA), Vitória (ES), Maceió (AL), Recife (PE) e Uberaba (MG). As missões foram realizadas por duas aeronaves C-99A (FAB 2522 e FAB 2524) do 1º/2º GT – Esquadrão Condor, sediado na Ala 11 – Base Aérea do Galeão, Rio de Janeiro (RJ).
Por outro lado, as aeronaves de transporte da FAB acumularam mais de 633 horas de voo (entre 08 e 25/01), levando mais de 760 toneladas de equipamentos e insumos para a região norte, e principalmente Manaus. Foram transportados respiradores, usinas de oxigênio, tanques de oxigênio líquido, entre muitos outros materiais e insumos, para o combate ao Covid-19. Estão envolvidas nas missões de transporte pesado as aeronaves C-97 Brasília (7º ETA – Esquadrão Cobra), C-105 Amazonas (1°/9°GAV – Esquadrão Arara e 1°/15°GAV – Esquadrão Onça), C-130M Hércules (1°/1°GT – Esquadrão Gordo) e KC-390 Millennium (1°GTT – Esquadrão Zeus).
O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e sete dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Proteger os cidadãos é uma das funções precípuas das Forças Armadas. Nesse intuito, o Ministério da Defesa, a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira enfrentam, juntos, a pandemia de Covid-19 no País. A Operação ocorre em um espaço territorial de grandes proporções, nas 27 unidades federativas, com características e necessidades diferentes e com uma população de cerca de 210 milhões de pessoas.
As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de medicamentos e equipamentos de saúde, higienização de lugares públicos, dentre outras. Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em dez Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no COMAE. Esses Comandos reúnem militares das três Forças, que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.
@FFO