A estatal russa Rostec anunciou no dia 22 de janeiro o desenvolvimento de um novo interceptador de longo alcance designado MiG-41 (PAK-DP – Futuro Complexo Aéreo de Intercepção Distante), para substituir os atuais MiG-31, considerado a primeira aeronave soviética de quarta geração, os MiG-31 entraram em serviço em 1981. O MiG-41, que deverá suceder o MiG-31 na VKS ou Russian Aerospace Forces, podendo chegar a mais de 200 unidades.
A agência de notícias O Izvestia, relatou que o MiG-41 será um interceptador de mísseis hipersônicos, ao estar equipado com um sistema de interceptação de mísseis multifuncionais de longo alcance (MPKR DP), que dispensará vários mísseis de defesa, para aumentar a chance de interceptar armas hipersônicas. O PAK DP também irá transportar mísseis antissatélites.
Em entrevista ao Russia Today, o Diretor Geral do RSK MiG, Ilya Tarasenko, disse que o jato seria armado com um laser antimíssil, capaz de operar em altitudes muito elevadas e até mesmo próximo ao limite do espaço. Ele também afirmou que poderia ser transformado em uma versão não tripulada mais tarde.
A mídia russa especulou que o MiG-41 poderia ser construído com base no Su-57, com uma configuração diferente e uma estrutura modificada para ser capaz de atingir uma velocidade máxima de Mach 4.9 e velocidade de cruzeiro de Mach 2.4. O PAK-DP provavelmente usará motores Izdeliye 30 que equipam o o Su-57.
Mas o certo é que ele será um “avião absolutamente novo” e não uma modernização profunda do MiG-31, contando com capacidade específicas para operações em zonas árticas. O protótipo é esperado para 2025 e sua entrada em serviço para 2028. Para muitos ele reunirá as características do MiG-25 e do MiG-31 em um pacote recheado de tecnologia.
A aeronave, que vem sendo projetada desde 2015 pela Mikoyan-Gurevich (MiG) – empresa do Grupo Rostec, será um interceptador supersônico pesado e furtivo. O analista de defesa russo Vasily Kashin disse que o MiG-41 seria considerado um projeto de 5++ ou 6ª geração, cujo design foi finalizado no final de 2019. Apesar de dito como finalizado, seu design ainda é um mistério e pouco se sabe dele. Alguns falam que será similar ao MiG-31, já outros um misto de Su-57 com MiG-31. E outros, são mais céticos, apostando que será algo novo. Seja como for, em alguns meses dever ter este mistério resolvido.
Atualmente, os jatos MiG-31 estão sendo atualizados para a versão BM, com a frota toda modernizada até 2023. O jato é capaz de atingir velocidades de até 3.000 km/h e atitudes de 21 mil metros (69 mil pés). O radar Zaslon-M PESA, que equipa o Mig-31BM, permite rastrear simultaneamente até dez alvos a uma distância de até 320 km, e eliminar seis alvos a distância de 280 km. Com a modernização dos aviônicos e armamentos, o MiG-31BM se tornou muito superior à versão anterior. Na versão anterior, o comandante e o navegador se comunicavam apenas via interfone, porém agora na versão modernizada, o cockpit possui telas LCD nas quais são exibidas informações táticas, de navegação, de radar e outras. A versão MiG-31K, é equipada com mísseis hipersônicos Kinzhal.
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