No início de janeiro, o Departamento de Defesa Nacional do Canadá (DND) emitiu uma solicitação de proposta (RFP) para o seu programa de Sensor Cellular Airborne Sensor for Search and Rescue (CASSAR). Serão adquiridas entre cinco e oito unidades CASSAR, que devem produtos disponíveis no mercado comercial (COTS – Commercial off-the-shelf).
Mais recentemente o Canadá informou detalhes do sistema que pretende adquirir, que deverá ser capaz de detectar telefones celulares para equipar as aeronaves SAR (Busca e Resgate) da Royal Canadian Air Force (RCAF). O sistema permitirá que ele localize e se comunique com telefones celulares operacionais de pessoas em perigo durante as missões de busca e resgate (SAR). O dispositivo deve equipar as aeronaves Lockheed Martin CC-130H Hercules, Airbus CC-295 Kingfisher e o helicóptero Leonardo CH-149 Cormorant.
O edital informa que o sistema CASSAR deverá ser capaz de detectar e localizar o sinal de um telefone móvel ativo, mesmo que não esteja em contato com uma rede de telefonia celular comercial. Ele terá que fazer isso em um raio mínimo de 20 km no entorno da aeronave SAR, que esteja voando entre 3.000 pés e 10.000 pés de altitude, e velocidades entre 75-130 nós, padrão operacional SAR da RCAF para helicópteros (75 kt) e aeronaves de asa fixa (130 kt).
Finalmente, o sistema terá de ser capaz de transmitir em uma frequência celular pré-determinada pela pela operadora, além de limitar a pesquisa para apenas aos celulares de interesse, desprezando telefones que tentem se conectar ao sistema CASSAR.
@FFO