Durante o evento virtual Aircraft Trainers and Virtual Environments, realizado no último dia 20 de janeiro, o Ejército del Aire da Espanha (EdA) apresentou os seus planos em relação ao treinamento avançado dos seus pilotos de combate.
A Espanha planeja adquirir até 55 aeronaves de treinamento avançado, em dois lotes de 30 e 25 unidades respectivamente. Os novos vetores de treinamento deverão ser equipados com sistemas integrados de treinamento em ambiente virtual e inteligência artificial. O novo Sistema de Treinamento Integrado irá equipar os novas aeronaves de treinamento básico Pilatus PC-21, atualmente na linha de produção na Suíça. Os futuros treinadores avançados, necessariamente deverão ter o Sistema Integrado, pois atuarão como como treinador inicial para os Eurofighter Typhoon.
O novo vetor de treinamento substituirá os antigos CASA 101EB, que começarão a ser aposentados à partir de setembro próximo, e os cinquentenários supersônicos Northrop SF-5M, que estão programados para sair de operação em 2028. A aposentadoria dos CASA 101EB será coberta pelos novos turboélices Pilatus PC-21, que serão responsáveis pela fase inicial do treinamento dos pilotos de combate espanhóis.
Participaram da teleconferência Aircraft Trainers and Virtual Environments, a Airbus e o seu projeto AFJT – Airbus Future Jet Trainer, e a fabricante italiana Leonardo, com o seu treinador avançado M346 Master.
@FFO