Em 20 de janeiro, o Ministro da Defesa de Portugal, João Gomes Cravinho, revelou a intenção de criar uma escola internacional de formação de pilotos militares. Assim como a Itália e a Grécia, Portugal também começou a considerar o treinamento de pilotos de caça nacionais e internacionais em casa. Por isso, o Ministério da Defesa está em busca de uma parceria com uma empresa privada para adquirir os sistemas de treinamento, com um acordo semelhante ao assinado entre Atenas e a Elbit Systems.
O plano de Portugal é um projeto multinacional europeu, envolvendo as nações que estão modernizando as suas frotas de aeronaves de combate, mas carecem de recursos para o treinamento dos seus pilotos. A ideia é unir forças e evitar que os pilotos tenham que cruzar o Atlântico para treinar nos Estados Unidos ou Canadá.
Segundo Cravinho, o programa seria estabelecido na Base Aérea de Beja, onde o clima é favorável o ano todo, um fator muito importante para o desenvolvimento dos voos de adestramento. Não foram fornecidos detalhes sobre o tipo de aeronave que será utilizada.
Rumores indicam que o Embraer EMB-314 Super Tucano e/ou o Leonardo M346 Master são candidatos, e até pode ser possível que ambos modelos sejam introduzidos simultaneamente, abrangendo mais fases de treinamentos. Recentemente as duas aeronaves foram incluídas no site da SkyTech, uma empresa privada portuguesa que poderá ser parceira do governo português neste projeto.
Em 2019 a Força Aérea Portuguesa (FAP) cogitou arrendar uma aeronave de treinamento avançado de um fornecedor externo para treinar os seus pilotos. Desde a desativação dos seus antigos AlphaJet, em 2018, a FAP carece de um vetor para treinar os seus pilotos de caça, tendo enviado algumas tripulações para os Estados Unidos como uma solução provisória.
O General Manuel Teixeira Rolo, Chefe da FAP, disse em 2019 que a opção dos EUA é economicamente inviável a longo prazo, e que estão a cogitar um contrato “power by the hour” com um fornecedor local. Ele nomeou especificamente a SkyTech, uma empresa do Grupo português Hi Fly, como a possível parceria privada contratada para missões de treinamento. O envolvimento de outras nações europeias seria essencial para o sucesso do projeto.
Em novembro de 2020, noticiamos no Site da RFA que a Embraer havia enviado um EMB-314 Super Tucano demonstrador para Monte Real (Base Aérea 5) para apresentação aos militares portugueses. Agora os pontos estão começando a se ligar, e não se descarta que essas iniciativas estejam alinhadas com a OTAN.
@FFO