A Airbus Defense desenvolveu um lançador de veículos aéreos não tripulados (UAV) pela porta traseira do Airbus A400M. O projeto é o resultado de uma cooperação entre a Airbus Defense com o A400M, a Geradts GmbH com o lançador e a SFL GmbH de Stuttgart, com a integração do UAV com apoio da DLR com simulações. Foi produzido um conceito virtual, o desenvolvimento e a produção de um protótipo do lançador de UAV para a aeronave de transporte pesado da Airbus.
“Tivemos que analisar o lançamento e a separação segura entre o UAV e o A400M por meio de simulação. Avaliamos todos os cenários e desenvolvemos os procedimentos com máxima segurança para os tripulantes. Trabalhamos com equipes na Alemanha e na Espanha”, disse Andreas Heckman, líder do projeto UAV Launcher.
O desenvolvimento do lançador UAV A400M faz parte da iniciativa “Innovations for FCAS” (I4 FCAS) , cuja fase piloto foi concluída no mês passado. Durante esta fase, 18 players inovadores trabalharam em 14 projetos em diferentes áreas, abrangendo toda a gama de elementos FCAS: nuvem de combate, conectividade, caça de nova geração, transportadoras remotas, sistema de sistemas e sensores.
A equipe do projeto UAV Launcher teve que enfrentar diversos desafios, além das restrições do COVID-19. O sistema demonstrador foi desenvolvido em apenas seis meses. O projeto segue em desenvolvimento nas bancadas de testes, com objetivo integrá-lo à aeronave e iniciar os testes dinâmicos em voo.
@FFO