O ano de 2021 deverá ser marcado pelo primeiro exercício conjunto entre os Lockheed Martin F-35 italianos e israelenses em céus da velha bota. O exercício entre a O Heyl Ha’Avir (Israel Air Force – IAFl) com os F-35I Adir e a Aeronautica Militare Italiana (AMI) com os F-35A Lightning II ainda não tem dada confirmada e deverá contar com outros aliados, entre eles os Estados Unidos.
A IAF afirmou que, apesar da crise do coronavírus, eles vêem grande importância na continuação dos exercícios militares internacionais e, nesta fase, não há mudança nos programas para implementar muitas manobras neste ano fora de Israel.
Se o exercício for realizado, deverá ocorrer da Base Aérea de Amendola/Luigi Rovelli sede do 32° Stormo/13° Gruppo equipado com os F-35A.
Já a IAF hoje possui três unidades de F-35I. Os Esquadrões 116, 117 e 140, todos sediados na Base Aérea de Nevatim (LLNV). Porém o 117 Sq está iniciando a conversão operacional prevista para ser concluída em 2021 e, por isto, não deverá ir a Itália. O provável é um misto entre as unidades 116 Sq e 140 Sq.
Foto por IDF