Durante o ano de 2020, as Forças Armadas Colombianas (FFAA) realizaram a desmobilização, captura e neutralização de 5.293 membros de grupos armados organizados (GAO) e grupos criminosos organizados (GDO) atuantes no País. Esta atividade é o prosseguimento da Política de Defesa e Segurança para a Legalidade, Empreendedorismo e Equidade, desenvolvida pelo Governo Colombiano.
Durante audiências públicas, o Ministro da Defesa, Carlos Holmes, anunciou a neutralização de 1.004 guerrilheiros reincidentes das Farc-Ep, 655 do ELN, 1.769 do Clan del Golfo (AGC), 139 de los Caparros, 71 de los Pelusos e 1.065 de diferentes estruturas criminosas, incluindo cinco líderes importantes.
Foram erradicados 133.000 hectares de plantações ilícitas, apreendidas 508 toneladas de maconha, 498 toneladas de cocaína (um aumento de 17% em relação a 2019), mais 63 toneladas de pasta base de coca, e destruídos 5.447 infraestruturas (laboratórios e armazéns) onde substâncias ilícitas são produzidas e armazenadas.
No combate à mineração ilegal, foram capturadas 1.891 pessoas, destruidos 303 equipamentos e máquinas usadas nessas atividades, além de outras 850 unidades de diferentes elementos também utilizadas na mineração.
“É o narcotráfico que destrói a biodiversidade, é o narcotráfico que desmata nossas florestas e selvas tropicais, é o narcotráfico que polui nossas fontes de água, é o narcotráfico que que incentiva o vício de nossas crianças e jovens e sua ligação com o microtráfico”, salientou o Ministro Holmes, em seu pronunciamento.
“No início do Governo do Presidente Iván Duque, em agosto de 2018, havia mais de 177 mil hectares de plantações ilícitas no país, portanto, com o esforço de nossos militares e policiais, em atividades de erradicação manual, conseguimos conter o aumento exponencial que Já vinha acontecendo desde 2013, e até conseguimos reduzir a área cultivada em 9 por cento”, informou o Ministro.
@FFO