A criação do Ministério da Aeronáutica completa, nesta quarta-feira (20/01), oito décadas. Criado pelo decreto nº 2961, assinado em 20 de janeiro de 1941, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas, que extinguiu a Aviação do Exército e Naval, e transferiu militares, servidores civis, aviões e instalações da Marinha, do Exército e do Ministério da Viação e Obras Públicas para compor inicialmente as Forças Aéreas Nacionais, denominação que foi alterada em 22 de maio de 1941 para Força Aérea Brasileira (FAB). Como primeiro Ministro da Aeronáutica foi escolhido Joaquim Salgado Filho, que junto com equipe, abraçou o desafio de desenvolver a aviação civil, a infraestrutura, a indústria nacional, as escolas de formação e o braço-armado da Força.
Pouco tempo depois, em agosto de 1942 o Brasil declara guerra ao eixo (Alemanha, Itália e Japão), ingressando na II Grande Guerra, o que coloca a jovem força aérea em sua maior prova de fogo. Combater nos céus da Europa entre outubro de 1944 e maio de 1945, com resultados expressivos, tanto do 1º Grupo de Aviação de Caça (1º GAvCA), quanto da 1ª Esquadrilha de Ligação e Observação (1ª ELO).
A experiência nos campos de batalha deva a FAB a base para rapidamente crescer e se consolidar como a Força mais importante da América do Sul. Do desbravamento e integração do país feitas pelo Correio Aéreo Nacional, ao ingresso na era do jato e da era supersônica, passando pela criação e desenvolvimento da indústria aeronáutica, até a chegarmos ao século XXI e a era digital, estes 80 anos foram muito bem vividos.
São oito décadas de muito trabalho, desafios, inovações, operacionalidade, histórias e muita dedicação ao país e aos brasileiros. Sempre que o Brasil chamou, a FAB esteve presente, muitas vezes indo além do seu dever.
Leila aqui a ordem do do dia assinada pela Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Bermudez.
Abaixo Video Oficial FAB 80 anos
Parabéns a todos os integrantes, e ex-integrantes e a todos aqueles que de forma direta e indireta, militares ou não, ajudaram a construir a história de uma das mais importantes Forças Aéreas do mundo, a nossa Força Aérea Brasileira. No próximo número da RFA (fevereiro 2021) faremos um artigo especial sobre a FAB, em homenagem as comemorações de seus 80 anos! Não perca!