Colômbia retirou de serviço três IAI Kfir C10 da Fuerza Aérea Colombiana (FAC) no final de 2020. As aeronaves serviam no Escuadrón de Combate 111 com sede na Base Aérea de Palanquero (SKPQ). As aeronaves estariam no tempo de manutenção programada que seria feita pela Israel Aerospace Industries Ltd (IAI), Divisão Lahav, e ao invés de passarem pela inspeção foram retiradas de serviço, indicando que a FAC começaria um processo de gradual retirada dos Kfir.
A decisão , que teria sido tomada durante o último trimestre de 2020, veio após os resultados da inspeção das aeronaves feita pelo Grupo Técnico e de Manutenção do Esquadrão do Comando de Combate Aéreo nº 11, o que indica que estes Kfir estão no ciclo final de operação. De acordo com os últimos relatórios de disponibilidade operacional conhecidos, a FAC, que operara o Kfir desde 1989, possui hoje 22 unidades (19 C10 COA monoplaces e 3 biplaces COD) no inventário, mas apenas 18 unidades na linha de voo. Com a retirada cerca de 15 aeronaves vão estar disponíveis, com outras quatro estocadas.
O movimento de descartar o três Kfir, pode estar indicando que um substituto para este vetor deve estar mais próximo. Em serviço desde 1989, a frota de Kfir foi sendo ampliada e modernizada a partir de 2008, inclusive com a aquisição de dois biplaces em 2017, considerados os últimos Kfir que a FAC receberá.
A Colômbia está imersa em um programa de renovação de sua frota de caças. Entre as principais aeronaves avaliadas pela FAC como possíveis substitutos do Kfir estão o Lockheed Martin F16, o Airbus Eurofigther Typhoon e o Saab Gripen.
@CAS