O porta-aviões Cavour (C-550) da Marinha italiana (Marina Militari Italiana) a em breve chegará aos Estados Unidos para iniciar uma série de atividades visando qualificar e certificar o navio, equipamentos e o pessoal no emprego das Lockheed Martin F-35B STOVL.
A missão de Cavour foi confirmada pelo Capitão Gianfranco Vizzini, Adido Naval da Embaixada da Itália em Washington, durante a Surface Navy Association (SNA) 2021, em 11 de janeiro de 2021.
“O grande assunto para 2021 é o ITS Cavour, nosso major navio, que será implantada aqui nos Estados Unidos para o que chamamos de ‘Campanha Pronto para Operação’ que consiste em alcançar a qualificação e conduzir operações marítimas conjuntas e combinadas com meios aéreos tipo F-35 Bravo”.
Após a chegada do navio à Base Naval em Norfolk, Virgínia, programada para meados de fevereiro, o C-550 estará envolvido em 6 semanas de atividades, incluindo qualificação de cabine de comando e o gerenciamento de operações de aeronaves com o apoio de um destacamento do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA. Os F-35B usados para essas atividades serão fornecidos pela Marinha Americana ou pelo Joint Program Office.
A Marinha italiana receberá um total de 15 caças F-35B, o próximo dos quais será entregue em abril de 2021 e se tornará o primeiro Lightning II a ser embarcado no Cavour.
@CAS