Com a aprovação das autoridades brasileiras para o uso das vacinas para o combate à COVID-19, a partir desta segunda-feira (18) a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou uma série de voos visando a distribuição dos imunizantes. Somente neste primeiro dia de operação de distribuição, serão realizados pelo menos nove voos para diferentes cidades, totalizando 44 toneladas de vacinas. Os voo seguirão pelos próximos dias.
As aeronaves C-130M Hércules do 1°/1° GT – Esquadrão Gordo, realizarão os voos para Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO). Os C-105A Amazonas do 1°/15° GAV – Esquadrão Onça, realizarão o transporte das vacinas para Florianópolis (SC) e Campo Grande (MS). Por sua vez, os KC-390 Millennium do 1° GTT – Esquadrão Zeus, realizarão transporte dos imunizantes para as cidades de Goiânia (GO), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). Por fim, duas aeronaves C-97 Brasília do 1º ETA – Esquadrões Tracajá e 7º ETA – Esquadrão Cobra, realizarão voos para Macapá (AP) e Tabatinga (AM), respectivamente.
Segundo o Comandante do Esquadrão Onça, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Alexandre Browne Issa, responsável por uma das Unidades Aéreas envolvidas na missão, este é um momento gratificante. “Esta é a primeira decolagem de muitas que a FAB realizará para o transporte das vacinas. A importância é imensurável, pois estamos somando esforços e fazendo o nosso melhor para atender aos anseios de todos os brasileiros”, disse.
De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas serão usadas, preferencialmente, para uso em programas de saúde pública e, inicialmente, destinadas para imunização de pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.
As Forças Armadas estão, desde o início da Operação Covid-19, dedicando todos os seus esforços no apoio à população brasileira, no enfrentamento à pandemia da COVID-19 e, a partir deste momento, estão concentrando seus esforços no apoio à vacinação.
O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves 24 horas por dia e sete dias por semana em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da COVID-19.
@FFO