A primeira Torre de Controle Digital Remota (RDT) militar dos EUA, completou os testes de verificação e operação. A notícia foi divulgada pela fabricante Frequentis, que desenvolveu uma versão exclusiva para atender as necessidades do Departamento de Defesa Americano (DoD), através de um contrato OTA (Other Transaction Agreement), com apoio da USAF, U.S. Navy e o U.S. Marine Corps.
O Sistema RDT da Frequentis foi implantado no Naval Information Warfare Center Atlantic (NIWC Atlantic), em North Charleston, na Carolina do Sul. A RDT oferece aos controladores de tráfego aéreo uma visão geral, digital e aprimorada “out-the-window”, com a vantagem da incorporação de uma ampla variedade de sensores, dados, feeds, opções de visualização e sobreposições visuais, melhorando sobremaneira a consciência situacional e a segurança operacional.
Também foi a primeira vez que um sistema de Torre de Controle Digital Remota foi integrado ao sistema STARS (Standard Terminal Automation Replacement System), permitindo que os controladores pudessem visualizar os dados dos radar pertinentes, sobrepostos na visão panorâmica externa das janelas.
“A conclusão bem sucedida do Teste de Operação e Verificação de Sistemas para nossa Torre Digital Remota é um marco importante para a Frequentis e para o DoD. À medida que avançamos para a Avaliação Operacional Inicial (EOA), será a primeira vez que os militares dos Estados Unidos controlarão ativamente as suas aeronaves usando a tecnologia RDT. Estaremos trabalhando em estreita colaboração com nosso cliente para coletar o feedback dos usuários, garantindo que o sistema RDT permita que os controladores de tráfego aéreo militares realizem as suas funções com maior consciência situacional e segurança”, disse Leonard Swiontek, presidente da Frequentis USA.
A Frequentis é uma antiga parceira estratégica do DoD, que desde 2014 fornece equipamentos de comunicação e suporte aos sistemas de Controle de Tráfego Aéreo (ATC) para os porta-aviões e navios de desembarque de helicópteros da Marinha Americana. Nos últimos três anos, a empresa vem fornecendo serviços de fonia nos ATC militar nos campos de aviação do U.S. Army.
@FFO