Em 13 de janeiro, o diretor de teste operacional e avaliação (Director, Operational Test & Evaluation – DOT&E) do Pentágono divulgou no seu relatório anual de 2020 dados sobre os principais sistemas de armas do Departamento de Defesa Americano, destacando, principalmente, os problemas identificados com as novas lâminas feita integralmente de material composto do helicóptero Chinook CH-47F Bloco II ACRB.
Desenvolvido pela Boeing e pelo Exército dos EUA, o ACRB ou Advanced Chinook Rotor Blades é uma nova lâmina totalmente de material composto, com um design de ponta varrida. O teste independente feito pelo Pentágono relata que o design mais recente do ACRB produz vibrações excessivas no solo, no voo pairado e voo para frente, que podem causar um risco de segurança de voo.
De acordo com o relatório, as tripulações Chinook informaram fadiga prolongada e outras condições fisiológicas devido a vibrações excessivas após um voo de teste de desenvolvimento usando as ACRB redesenhados. O Pentágono afirmou que os projetos iniciais do ARCB eram estáveis, mas não estão correspondendo as capacidades previstas pelos modelos computacionais.
O Escritório do Programa está examinando o problema e determinando o potencial efeito do programa de Teste de Usuário Limitado (Limited User Test) até o terceiro trimestre do ano fiscal de 2021, de acordo com o relatório DOT&E. Os primeiros CH-47F ACRB começaram a ser entreguem em 2020 ao US Army.
O Chinook Block II combina novas tecnologias, incluindo a Advanced Chinook Rotor Blade, tanques de combustível redesenhados, uma fuselagem reforçada e um sistema de transmissão aprimorado – tudo voltado para aumentar a capacidade de elevação. Com esses avanços tecnológicos, o Chinook Block II espera fornecer elementos comuns a toda a frota e permitir que nossos soldados voltem para casa com segurança por décadas.
@CAS