Um helicóptero Bell UH-1H Huey da Força Aérea das Filipinas (PAF), caiu na tarde deste sábado (16/01), matando todos os sete tripulantes. O acidente ocorreu por volta das 14h22, na região montanhosa da cidade de Impasugong, província de Bukidnon, interior do país.
A aeronave do 205th Tactical Helicopter Wing, estava em missão de reabastecimento das tropas do Exército Filipino que atuam em combates contra-insurgentes, a partir de uma Base de Operações Avançadas (FOB) do 8º Batalhão de Infantaria (IB), próximo da cidade de Impasugong. A matrícula divulgada pela mídia seria 517, mas necessita de confirmação.
Em entrevista para a mídia local, o Sargento Teddy Jones Saliot, da Polícia Municipal de Impasugong, disse que o acidente aconteceu em um local remoto nas montanhas, a cerca de seis horas da cidade, por meio de estradas lamacentas em meio a floresta.
Os militares da PAF que falerecem são pertencentes aos 10º Grupo de Operações Táticas da PAF. São eles: 1P Tenente Coronel Arnie Arroyo, 2P Segundo Tenente Mark Anthony Caabay, Artilheiro Sargento Mervin Bersabi, Artilheiro Aviador de 1ª classe Stephen Agarrado. Dois militares do Exército, o Sargento Julius Salvador e o Auxiliar Jerry Ayukdo. Uma sétima vítima, com vestimentas civil, ainda não teve a identidade divulgada.
Há décadas as Força Armadas Filipinas combatem guerrilheiros no interior do país. Os conflitos recrudesceram depois do fracasso das negociações de paz entre o governo do Presidente Rodrigo Duterte e os insurgentes maoístas. Fontes militares relataram para a mídia local que cerca de 3.500 guerrilheiros seguem em combate em uma das insurgências mais antigas da Ásia.
@FFO