Na tarde da sexta-feira (15/01), o Sistema Nacional de Defesa Aérea, da Força Aérea Colombiana (FAC), detectou um voo desconhecido acessando o Espaço Aéreo da Colômbia, proveniente da fronteira venezuelana. A informação foi divulgada pelo Ministério da Defesa do País (MoD).
Imediatamente os caças de alerta do Sistema de Defesa Aérea da FAC foram enviados para interceptar e identificar a aeronave clandestina, enquanto simultaneamente o Centro de Comando e Controle, em Bogotá, e do Grupo Aéreo Oriente, em Vichada, procuravam pelo possíveis dados do voo desconhecido. Foi percebido que o tráfego não voava em rota conhecida, não informou plano de voo, ou realizou qualquer contato com os órgãos de controle de tráfego aéreo do setor, colocando em risco a segurança das aeronaves em voo na área.
Considerado um voo clandestino, e tendo violando espaço aéreo soberano do país, o bimotor foi foi orientado a pousar no Aeroporto Germán Olano, em Puerto Carreño, Departamento de Vichada, para verificação da documentação.
A aeronave foi identificada como sendo um Piper PA-23-250 “Aztec”, com a matrícula brasileira PT-KFN, voando em espaço aéreo colombiano sem autorização. A Polícia Nacional foi acionada e prendeu os dois tripulantes de nacionalidade brasileira, que estão à disposição da Procuradoria-Geral da República da Colômbia.
O Azteca PT-KFN, foi filmado pelo Spotter Evandro Filho em 02 de janeiro deste ano decolando do Aeroporto de Ituiutaba (MG), conforme o vídeo publicado no seu canal no Youtube.
A Força Aérea Colombiana mantém o seu compromisso de zelar e salvaguardar a soberania nacional, na luta incessante contra as atividades criminosas que afetam a segurança, realizando operações militares conjuntas, coordenadas, combinadas e interagências.
@FFO