General Atomics Aeronautical Systems (GA-ASI) concluiu recentemente, a primeira demonstração de Comando e Controle (C2), em Alta Freqüência (HF), Beyond Line of Sight (BLOS), em um Sistema de Aeronave Não Tripulada (UAS). O recurso HF C2 não requer um link de comunicações via satélite (SATCOM), sendo capaz de fornecer conectividade BLOS de até 8.000 milhas (14.500 km), dependendo da potência de transmissão e da geometria do link.
“Demonstramos uma capacidade de comando e controle garantida por BLOS que pode ser usada em ambientes em conflito. O GA-ASI está empenhado em desenvolver uma arquitetura UAS flexível com C2 garantido que seja relevante em um amplo conjunto de cenários de missão”, disse David R. Alexander, Presidente da GA-ASI Inc.
Para a demonstração, a GA-ASI integrou o software autônomo de Operações Colaborativas em Ambiente Negado (CODE – Collaborative Operations in Denied Environment) do Governo dos EUA, ao Perfil de Voo Operacional Aberto (OFP) de uma aeronave remotamente pilotada (ARP) militar MQ-9A Block 5, que foi modificado para incomporar as antenas HF no bordo de ataque da cauda em formato “V”.
PAra os testes, o MQ-9A foi equipado com um rádio definido por software (SDR), modelo FLEX-6600 HF da FlexRadio Systems, associado à um hardware para traduzir e executar a missão autônoma. Para demonstrar a capacidade de comando BLOS e controle do RPA, a GA-ASI criou um software exclusivo HF, para gerenciar as restrições características de latência e taxa de transferência pertinente a essa faixa de frequência.
A demonstração foi realizada em 16 dezembro passado, no Campo de Provas de Laguna, do U.S. Army, em Yuma, com o comando da ARP O MQ-9 sendo realizado por um link HF C2, a partir de Austin, no Texas, a aproximadamente 1.600 quilômetros de distância. Esse recurso permite que um operador de MQ-9 execute missões em um cenário contestados e negados para sinais SATCOM.
@FFO