A Ministra da Defesa da Austrália, Senadora Hon Linda Reynolds CSC, divulgou oficialmente hoje (15/01), que o helicóptero Boeing AH-64E Apache Guardian foi selecionado para substituir os Eurocopter Tiger ARH (Armed Reconnaissance Helicopter) do Exército Australiano.
Estavam concorrendo ao programa do Exército Australiano o Bell AH-1Z Viper e um projeto da Airbus, que ofereceu um pacote de modernização para os 22 Tiger que atualmente compõem a frota australiana. O contrato assinado com a Boeing, envolverá o fornecimento de AH-64E, que chegarão a partir de 2025, equipados com modernos sensores, sistemas de comunicações, capacidades de ataque e de sobrevivência aprimorada.
“Esta nova capacidade ARH fortalecerá a capacidade de reconhecimento estratégico das Forças Armadas australianas, em operações para impedir ações contra nosso território. A defesa estudou criteriosamente uma série de helicópteros de capacidade comprovada, maturidade e um sistema operacional pronto para uso. O Apache Guardian é a opção mais letal, com maior capacidade de sobrevivência e menor risco, atendendo a todos os requisitos de capacidade, suporte vitalício, segurança e certificação. O Apache é um equipamento comprovado,e a nossa escolha ser deve também ao baixo risco agregado, algo associado aos produtos em desenvolvimento”, disse a Ministra Reynolds.
A Austrália é uma das quatro nações que operam os helicópteros ARH Tiger, o que criou grandes desafios na sua implantação, cuja a capacidade operacional só foi declarada com um atraso de sete anos. As lições aprendidas com os Tiger, foram base para a estratégia de escolha e estudos para encontrar um substituto com capacidade comprovada e madura.
“O projeto cumprirá a visão do governo de ampliar o envolvimento da indústria australiana na capacidade de defesa nacional. Existem oportunidades potenciais para a nossa indústria no suporte logístico, serviços de armazenamento, desenvolvimento de treinamentos, serviços de engenharia e manutenção. Maximizar essas oportunidades para as empresas australianas, permitirá o crescimento da nossa indústria aeronáutica local e apresentará oportunidades para o envolvimento na cadeia de fornecimento global”, salientou a ministra da Defesa.
Um planejamento de transição detalhado do Tigre para o Apache, será conduzido para garantir o gerenciamento eficaz da força de trabalho qualificada, em toda a indústria e Defesa.
@FFO