A Força Aéra Brasileria (FAB), continua mobilizando as suas unidades de transporte para apoiar a Operação COVID-19. Nesta quinta-feira (14/01), dois C-130M Hércules do 1º/1º GT – Esquadrão Gordo, decolaram da Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), levando mais de 18 toneladas de cilindros de oxigênio líquido, que serão utilizados por hospitais no atendimento aos pacientes da COVID-19, no estado do Amazonas.
A primeira aeronave “Gordo 76” (2476), decolou de São Paulo à 01h00 e pousou na Ala 8 – Base Aérea de em Manaus (AM) às 6h30. O segundo voo, operado pelo “Gordo 77” ( 2477), decolou às 20h27 e pousa na capital do Amazonas próximo as 02h00 da madrugada de sexta-feira (15/01). A bordo, seguem mais seis cilindros de oxigênio.
Há previsão do engajamento de outras aeronaves da FAB, que somarão esforços no Transporte Aéreo Logístico para o Amazonas.
A FAB tem atuado na Operação COVID-19, realizando missões de transporte em todo o território nacional, as quais foram intensificadas recentemente para a cidade de Manaus. O transporte aéreo exige uma logística complexa e que, durante o período de pandemia, envolve o trabalho coordenado de diversos órgãos.
O Comandante do C-130 Hércules que realizou a primeira missão, Capitão Aviador Gláuber Leonardo Lança, disse que representar a Força Aérea nesse momento é uma honra para os tripulantes do Esquadrão Gordo. “Participar da missão de ajuda à sociedade manauara, levando condições para que as pessoas possam enfrentar essa pandemia, é muito gratificante. Sabemos que isso pode aliviar o sofrimento de inúmeras pessoas”, comentou.
Um dos pilotos da segunda aeronave, Tenente Aviador Lucas Piccinini, destacou o orgulho de participar de tal missão. “É uma missão muito importante para todos os brasileiros, principalmente para a população de Manaus. Estamos aqui, prontamente, atendendo a sociedade brasileira”, afirmou
A Operação COVID-19, coordenada pelo Ministério da Defesa, mobiliza militares por todo o Brasil. Homens e mulheres das Forças Armadas atuam no enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus, em apoio à população. As ações envolvem descontaminação de espaços públicos, doações de sangue, transporte de Clique aqui para baixar a imagem originalmedicamentos e equipamentos de saúde, entre outras.
Na execução dessas atividades, os militares atuam organizados em 10 Comandos Conjuntos que cobrem todo o território nacional, bem como no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE). Esses Comandos reúnem militares das três Forças (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira), que desenvolvem esforços no cumprimento das missões.
@FFO