O 81st Air Control Squadron, em coordenação com o 83rd Fighter Weapon Squadron, o 82rd Aerial Target Squadron e o 53rd Test Support Squadron, planejou e conduziu o COMBAT SENTRY 21A de 7 a 15 de dezembro de 2020.
O COMBAT SENTRY é o programa de Avaliação de Sistema de Armas, que visa verificar o status dos sistemas de controle e comando e de gerenciamento de batalha codificados, no caso do E-3G, a ultima versão dos Sentry da USAF. Nesta segunda edição do exercício, foram conduzidas avaliações no Airborne Early Warning and Control System (AEWCS) e de Battlefield Command and Control Center-Theater (BC3-T) do E-3G.
“O COMBAT SENTRY conduziu uma série de avaliações no radar do Boeing E-3G operando em um ambiente de ataque eletrônico representativo de ameaças usando sistemas exclusivos construídos pelo 53 TSS. Além disso, conduzimos uma série de avaliações sobre os recursos de compartilhamento de dados e gerenciamento do E-3G e BC3-T, que têm aplicação direta aos conceitos de Agile Combat Employment da Força Aérea.”
Capitão Patrick “Kronk” Russ.
As avaliações produzirão dados para ajudar a USAF a tomar decisões de longo prazo sobre as capacidades de comando e controle de gerenciamento do campo de batalha e fornecer uma base para avaliações contínuas, uma vez que os elementos do Advance Battle Management System sejam colocados em campo. O teste deu a oportunidade de recomendar três melhorias táticas, que vão melhorar a capacidade do E-3G Sentry de operar em ambiente contestado.
@CAS