A Rafael Advanced Defense Systems Ltd. anunciou que concluiu a segunda fase de estudos do Germany’s Transparent Battlefield, que incluiu uma demonstração do sistema avançado de comunicação SDR BNET e do Fire Weaver ao Exército Alemão.
O evento aconteceu em Paderborn, Alemanha, em novembro de 2020, diante de representantes da Bundeswehr, de diversos parceiros e da indústrias. A demonstração da segunda fase de estudos do Transparent Battlefield incluiu o emprego de drones Aeronautics Pegasus, junto com o sistema Fire Weaver Sensor-to-Shooter, todos equipados com o BNET tanto para uso portátil como o veicular.
A demonstração foi gerada pela Atos Information GmbH, que atua como contratante principal para o Transparent Battlefield Study, e que na apresentação incluiu seu software C2 como parte integrante do sistema.
O BNET é um tecnicamente um avançado IP MANET (Rede Móvel Ad-hoc) SDR (Rádio Definido por Software) destinado a operações táticas. O BNET oferece conectividade de IP (internet), que aprimora a troca de informações no campo de batalha. Usando a tecnologia de recepção multicanal (MCR), a BNET está fornecendo comunicação simultânea de voz, dados e vídeo. Ele é um SDR Spectrum-Aware – que utiliza a arena espectral do campo de batalha de forma cognitiva, usando Recepção de Canal Multifrequência (MCR), que permite receber e analisar informações de vários canais de frequência, simultaneamente, usando uma cabeça RF única.
Já o Fire Weaver é um sensor em rede para o sistema de controle de tiro, que fornece às forças táticas uma linguagem comum baseada em geo-pixel, independente de GPS entre todos os sensores e atiradores, fornecendo a consciência situacional ideal e a melhor compreensão do campo de batalha. Fire Weaver usa algoritmos avançados de inteligência artificial da Rafael, que processa todos os dados, fazendo a análise dos mesmo e, em sequência, cria uma priorização da alocação de fogo.
Conforme publicado em dezembro de 2019, Rafael fez parceria com a Atos Information GmbH em um projeto que envolve a criação de um programa denominado “Transparent Battlefield”, no qual sistemas aéreos não tripulados e veículos de combate são usados para criar uma imagem 3D de operações móveis em real.
A integração desses sistemas no Bundeswehr levará a uma série de mudanças significativas e fornecerá uma linguagem visual comum entre diferentes tipos de unidades, não apenas do Bundeswehr, mas também das forças aliadas, que compartilham as mesmas ameaças e missões, conectando vários sensores e atiradores em uma única rede “plana”.
@CAS