No último final de semana, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, realizou uma série de exercícios preparatórios para garantir a eficácia total para a participação no Exercício Aspirantex 2021, onde atuará como Navio-Capitânia.
Na preparação do NAM “Atlântico” foram testados os canais de comunicação entre os meios participantes, exercícios simulados entre os operadores de radar do Centro de Operações de Combate (COC), treinamentos das equipes de Controle de Avarias (CAV), com simulação dede sinistros, como alagamento, colisão e incêndio. O exercício é fundamental para garantir o poder de combate do navio, bem como a segurança de todos tripulantes.
Participarão da Aspirantex 2021 os seguintes meios navais, aeronavais e organizações militares:
A Aspirantex 2021 acontecerá de 14 de janeiro a 05 de fevereiro, na área marítima compreendida entre os Estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. O objetivo é contribuir para a formação dos cerca de 260 Aspirantes dos três anos da Escola Naval e familiarizá-los com a vida no mar, além de incrementar o adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra. A experiência também é fundamental para os Aspirantes do 2º ano, que farão a escolha do Corpo que irão seguir (Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha), e da sua Habilitação (Sistemas de Armas, Mecânica e Eletrônica), que definirá as suas carreiras.
@FFO