A versão atual do helicóptero presidencial o qual o Fleet Readiness Center East (FRCE) presta suporte é o Sikorsky VH-3D Sea King, que está o programado para ser substituído pelo mais novo helicóptero presidencial Sikorsky VH-92A neste ano 2021.
O FRCE revisou o motor último motor T58-GE-400B de um VH-3D e o despachou para o Marine Helicopter Squadron One (HMX-1), unidade repensável pelo transporte do Presidente dos Estados Unidos.
O trabalho foi realizado no centro de manutenção, reparo e revisão localizado NAS Cherry Point, Carolina do Norte, que trabalha com o Programa de Helicópteros Presidenciais, também conhecido como Programa Gold Plate, há mais de cinco décadas. O FRCE já trabalha para fazer a transição de todo o seu seu suporte para o VH-92A.
A FRCE começou a trabalhar com o helicóptero presidencial em 1967, quando a organização era conhecida como Naval Air Rework Facility (NARF). Os motores General Electric T58-GE-8C produzidos nas instalações da unidade, equiparam a versão VH-3A do helicóptero Sea King do HMX-1, foi uma versão modificada do helicóptero antissubmarino SH-3 Sea King, projetada para o transporte de curto alcance para o presidente. Nos anos seguintes, o programa passou por duas atualizações de motor antes de adotar o T58-GE-400B, em 1985, em uso hoje.
“Estou muito orgulhoso da longa história do FRCE no apoio ao Programa de Helicópteros Presidenciais. Nossa força de trabalho tem apoiado esta missão tão importante com muito orgulho e distinção. Estamos ansiosos para oferecer suporte à nova plataforma”.
Capitão Mark E. Nieto – Comandante do FRCE
A FRCE é a maior fornecedora de serviços técnicos, de manutenção, reparo e revisão da Carolina do Norte, com mais de 4.000 civis, militares e trabalhadores contratados. Sua receita anual ultrapassa US$ 1 bilhão.
@CAS