A Airbus assinou em 31de dezembro de 2020 um contrato com a Intelsat para construir dois satélites OneSat que operam em várias bandas de frequência.
Os satélites serão baseados na linha de produtos OneSat da Airbus, a última geração de Satélites Definidos por Software (SDS – Software Defined Satellites) totalmente flexíveis e reconfiguráveis em órbita. OneSat é projetado para fornecer o equilíbrio ideal entre desempenho, flexibilidade e custo competitivo por bit, enquanto mantém a confiabilidade incomparável do produto da Airbus.
A Airbus entregará uma solução totalmente integrada de ponta a ponta, incluindo design e fabricação dos satélites. Os componentes de software de segmento terrestre de alta capacidade, quando totalmente integrados ao ecossistema de rede definido por software de próxima geração da Intelsat e conjunto digital avançado, permitirão a operação dinâmica de recursos de satélite de ponta a ponta. Os dois satélites SD de próxima geração serão entregues em 2023.
“Este importante contrato com nosso parceiro de longa data e valioso Intelsat, tem um significado especial para a Airbus. Com seis satélites agora em produção – mais opções – para três operadoras principais, a OneSat provou que, quando se trata de satélites totalmente reconfiguráveis, o Airbus é a escolha vencedora. Nossas novas capacidades industriais implantadas em nossas unidades por toda a Europa, juntamente com nossa sólida experiência em satélites geoestacionários Eurostar e fabricação de megaconstelações, permitirão a produção de nossos OneSats verdadeiramente perturbadores em um ritmo incomparável”. Jean-Marc Nasr, chefe da Airbus Space Systems
Os satélites Airbus Software Defined proporcionarão um desempenho poderoso e uma experiência inovadora para clientes da Intelsat em várias regiões geográficas. Este acordo também marca o início de uma evolução radical da rede da Intelsat; A Intelsat está buscando um plano de transformação de rede agressivo e plurianual com investimentos em novos ativos projetados para velocidades extremamente altas, flexibilidade de capacidade aprimorada, redundância e compatibilidade com versões anteriores.
“O investimento da Intelsat em satélites definidos por software da Airbus marca um primeiro passo importante na evolução da maior e mais resiliente rede integrada de espaço e terra do mundo. A rede definida por software de próxima geração da Intelsat será o catalisador para o nosso crescimento, permitindo serviços de banda larga a bordo da Gogo Commercial Aviation, bem como outros serviços gerenciados em todos os segmentos de clientes da Intelsat.” Stephen Spengler – CEO da Intelsat
@CAS