No dia 3 de janeiro, o Exército Brasileiro realizou uma formatura especial no Campo de Parada do 26º Batalhão de Infantaria Pará-quedista (26º BI Pqdt) – Batalhão Santos Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). O evento marcou a despedida de cerca de 200 militares da Subunidade (SU) Culminating, que embarcaram naquela noite para Fort Polk, nos Estados Unidos para participar do Exercício Operacional Conjunto Culminating.
Com origem na Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), esta Subunidade (SU) foi criada em 2017 através de um Plano Conjunto de Atividades assinado entre o Exército Brasileiro e o U.S. Army, denominado Operação Culminating. O principal objetivo é o aprimoramento da tropa, ao mesmo tempo em que o tiro real de fração no nível subunidade permite a aplicação de todos os armamentos orgânicos de uma SU em combate.
O exercício foi dividido em cinco fases realizadas no Brasil, sendo as duas primeiras de assalto aeroterrestre e missões de conquista e manutenção de cabeça de ponte aérea, e as duas seguintes de infiltração aeromóvel, ocupação e estabilização da área urbana no interior de São Paulo. A quinta e última fase em território nacional, foi realizado um exercício de Live Fire.
A etapa internacional do exercício conjunto, ocorrerá entre 18 de janeiro e 21 de fevereiro deste ano, no Joint Readiness Training Center (JRTC) do U. S. Army, em Fort Polk, na Louisiana. Desta vez, os militares brasileiros da SU Culminating, serão enquadrados em um batalhão de uma Brigada da 82nd Airbone Division do Exército Americano. Essa fase de intercâmbio entre nações amigas, finaliza um plano conjunto de atividades iniciado em três anos antes.
A Força Tarefa (FT) nível subunidade, é composta por 172 paraquedistas, e está pronta para o emprego em operações aeroterrestres, utilizando modernos equipamentos e armamentos, individuais e coletivos, como canhões sem recuo 84 mm, morteiros 60 e 81 mm, metralhadoras leves, equipamentos de visão noturna, miras laser, lunetas ópticas, GPS, meios de comunicação diversos e paraquedas MC-1.
Estiveram presentes na formatura de embarque da SU Culminating, o Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos; o Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa; e o Chefe do Estado-Maior da Brigada de Infantaria Pára-quedista, Coronel Fabiano Lima de Carvalho. Devido à pandemia da COVID-19, todas as medidas sanitárias foram seguidas e cada militar da SU Culminating pôde convidar até dois familiares para a despedida.
Para o deslocamento do contingente do Brasil para os EUA, o Exército Brasileiro utilizou o Boeing 767-300ER da companhia americana Eastern Airlines. A aeronave, prefixo N700KW, voou em translado no dia 02/01 de Miami para o Galeão, no Rio de Janeiro (SBGL). O voo EAL 9070, com os militares brasileiros à bordo, decolou da capital carioca no dia 03/01 às 23h00, com destino ao Aeroporto Internacional de Alexandria (KAEX), Louisiana, onde pousou no amanhecer do dia seguinte, depois de uma escala técnica em Georgetown (SYCJ), na Guiana. De Alexandria a tropa seguiu em uma viagem rodoviária de cerca de uma hora até o JRTC, em Fort Polk.
@FFO