Na segunda-feira (05/01), uma das frequências do controle de tráfego de Nova Iorque foi tomada por uma mensagem anônima. A voz não identificação (possivelmente uma gravação), ameaçou a vingança da morte do oficial iraniano Qassem Soleimani: “Vamos jogar um avião no Capitólio na quarta-feira. Soleimani será vingado.” (We are flying a plane into the Capitol on Wednesday. Soleimani will be avenged). O áudio foi obtido com exclusividade pela rede de notícias americana CBS News, que divulgou em todos os seus meios.
A CBS News sugere que a ameaça de ataque ao Capitólio, centro do poder legislativo americano, tem ligação com a data de hoje (06/01), quando o Congresso deverá contabilizar e anunciar oficialmente o resultado da eleição presidencial dos EUA.
O Pentágono e outras agências federais foram imediatamente informados sobre a gravação. Apesar de não ter a fonte, nem a veracidade da ameaça, as autoridades iniciaram uma investigação como sendo apenas uma violação indevida das frequências de comunicação exclusivas da aviação, relatou a CBS News. O FBI não comentou especificamente este assunto, mas disse que leva à sério todas as ameaças recebidas contra a segurança nacional.
Os controladores de tráfego aéreo dos setores de Nova Iorque e adjacentes, foram instruídos ficarem alertas para eventuais novas ameaças, ou qualquer movimentação suspeita de aeronaves desviando da rota ou não cumprindo as orientações.
@FFO