Segundo o Global Times, o helicóptero armado Z-11WB fabricado pela Changhe Aircraft Industries Corporation (CAIC), deve entrar este ano em serviço no Exército de Libertação do Povo (PLA – People’s Liberation Arm). O helicóptero, baseado no Eurocopter AS350B Écureuil, cumprirá missões de ataque ao solo, reconhecimento e antiterrorismo.
Um Z-11WB foi alvo recentemente de reportagem na China Central Television, onde foram feitas imagens da linha de montagem, com aeronave já ostentando marcações claras PLA, o que denota que o Z-11WB entrará em serviço do PLA em breve.
O projeto Z-11 começou em 1989. Seu primeiro voo foi relatado em dezembro de 1994. Seis anos depois, em outubro de 2000, o CAIC anunciou a conclusão do programa de testes. A principal característica do WB é uma modificação no desenho original do nariz H125, que ficou mais “arredondado”, lembrando um pouco o usado na linha H-135.
A variante WB – a mais recente, voou 2015, sendo equipada com um sistema eletro-óptico no nariz e é capaz de lançar pequenos sistemas aéreos não tripulados. O helicóptero pode ser armado com mísseis antitanque e foguetes guiados e não guiados, além de uma metralhadora calibre 7,62 mm, empregada pelo Fiel.
Além do Z-11WB a PLA emprega algumas unidades do Z-11J, variante de transporte militar e treinamento. Outras variantes – inclusive civis estão em serviço na China.
@CAS