O Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos EUA (AFRL – Air Force Research Laboratory), subordinado ao 711th Human Performance Wing (711th HPW), recentemente adquiriu um monomotor de pequeno porte CubCrafters XCub.
A aeronave, prefixo civil N17XC, fará parte do programa “Lysander XCub”, cujo objetivo é o desenvolvimento de novos equipamentos para resgate de militares em locais em conflito, de difícil acesso e operações especiais. A pequena aeronave foi escolhida por conta da sua excelente performance em voos de baixa altura e velocidade, e será usada nos testes do Sistema LASH (Low Altitude Sensing Helmet), ou Capacete de Detecção de Baixa Altitude.
Desenvolvido pela Diretoria de Sistemas Aéreos do 711th HPWing, o LASH é um kit portátil, que inclui além do capacete, dispositivos como câmera térmica, óculos de visão noturna e outros componentes. O equipamento poderá ser fácil e rapidamente instalado em qualquer aeronave da aviação geral, e fornecerá aos pilotos a capacidade de executar voos noturnos em baixa altitude e velocidade com total segurança. Nessas condições operacionais, a consciência situacional é vital para o sucesso dos voos de busca e resgate ou em missões especiais.
“O programa CODE da USAF (Combat Operations in Denied Environment) determinou que missões deste tipo não poderiam ser executadas com eficácia por aeronaves de grande porte usadas nos últimos 20 anos em áreas onde temos superioridade aérea. O Projeto Lysander foi concebido como um método de resgate de pessoas em um espaço aéreo fortemente defendido. Um elemento crítico do projeto foi determinado como um kit de bagagem de mão que deveria permitir tais operações”, explicou o Dr. Darrel G. Hopper, líder do projeto no 711th HPW.
O kit do Sistema LASH foi projetado para atender a um pedido do Air Combat Command (ACC) e da Air Force Strategic Development Planning and Experimentation no AFRL, justamente para fornecer aos pilotos a consciência situacional e sensorial necessária para voar com segurança, à noite, em altitudes extremamente baixas e velocidades muito reduzidas.
“Eles nos procuraram com base na nossa experiência neste tipo de trabalho. A nossa diretoria tem décadas de experiência em pesquisas, desenvolvimento e aplicação em capacetes HMD (Helmet Mounted Display) ou em cockpit com HUD (Head-Up Display), entre outros dispositivos que que auxiliem os pilotos, tripulantes e militares em combate ou em operações especiais”, explicou Hopper.
A equipe do programa estudou diversas aeronaves disponíveis no mercado, com capacidade para atuar no programa de testes, e chegaram ao CubCrafters XCub, como sendo a mais segura para a fase inicial de testes do kit do Sistema LASH. As características de voo em baixa performance do XCub, serão essenciais para os voos noturnos a baixa altura e velocidade, usando os recursos de visão noturna LASH. Desta forma, será possível provar a eficácia do sistema, e expandir o uso do kit para outros modelos de aeronaves com características similares.
Quando o novo XCub da USAF chegar à base de testes de voo em Maryland, ele Primeiramente será usado primeiro para testar o Sistema LASH. Pesquisadores do AFRL e parceiros contratados irão refinar os detalhes do processo de instalação e remoção dos equipamentos, bem como a padronização dos testes, além de desenvolver os cartões de teste enquanto voam sem o kit. Os primeiros voos estão programados para o início da primavera de 2021, e se os testes forem bem-sucedidos e os objetivos alcançados, o Sistema LASH poderá estar pronto para transferência de tecnologia e possível implantação em 2022.
Depois que o CubCrafters XCub terminar a sua função no Projeto LASH, ele poderá ser usado pelo AFRL como uma ferramenta de testes para futuros projetos de pesquisas.
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