O Governo da Tailândia assinou um contrato para a aquisição de três Diamond DA42-MPP de vigilância e sensoramento para a Força Aérea Real Tailandesa (RTAF). As aeronaves serão operadas pelo Esquadrão 402 “Focus”, da Ala 4, sediado na Base Aérea de Takhli (VTPI). As aeronaves versão Goestar, são equipadas com com câmeras de vigilância e sensores laser Riegl LIDAR VQ-1560 II-S, capaz de gerar imagens tridimensionais do terreno ou alvo.
O D4A2 MPP (Multi Purpose Platform) é destinado para missões de detecção, mapeamento e vigilância aérea. Foi desenvolvido para transportar sensores multifuncionais, como câmeras EO/IR para missões de vigilância e reconhecimento, radar de solo e de busca, soluções COMINT, scanners laser e/ou câmeras digitais de grande formato. Os kits de missão podem ser montados em pontos rígidos específicos localizados no nariz e na parte inferior da fuselagem, além de compartimento na cabine.
A aeronave tem velocidade máxima de cruzeiro de 317 km/h, autonomia de seis horas, alcance de 1.300 km, teto operacional máximo de 5.400 metros (cerca de 18 mil pés). Seu peso vazio é 1.365 kg, carga útil de 634 kg, pode operar com apenas o piloto e um operador de sistemas.
Atualmente a RTAF possui 29 bimotores Diamond, sendo doze DA42-VI na Flight Training School (FTS) e seis DA42-TDI no Esquadrão 604. O Esquadrão 402 de Takhli, já opera oito DA42-MPP, porém com sensores MX-15 e A3 Edge, além de três unidades não-tripuladas (UAV) Aeronautics Defense Dominator II, usados em missões de reconhecimento.
@FFO