O acervo do Museo de Aeronáutica y Astronáutica, localizado em Cuatro Vientos, recebeu em 29 de dezembro uma nova aeronave em doação pelo Ejército del Aire de España (EdA).
Seguindo o processo de desativação dos quadrimotores Lockheed C-130H Hércules, o EdA doou para a entidade a aeronave T.10-03/31-03, que realizou o seu derradeiro voo de translado entre a Base Aérea de Zaragoza (LEZG) para a Base Aérea de Cuatro Vientos (LECU), situado a oito quilômetros do centro de Madri.
A tripulação do T.10-03/31-03 em seu último voo, foi composta pelo Capitão Óscar J. Rodríguez Moro, Tenente Sergio Tabuenca Rodríguez, Segundo Tenente Rafael Belaza Galar e Primeiro Cabo Marina Muñoz Fernández. Seguiu à bordo o Chefe do Serviço Histórico e Cultural da Aeronáutica, Tenente General Rafael Sánchez Ortega, ex-chefe da 31ª ALA, unidade à qual pertence a aeronave.
O C-130H, T.10-03/31-03, foi recebido pelo Escuadrón 301 em 12 de março de 1974 e conforme informações deverá ser o único de todos os treze Hércules que não será vendido. Lembrando que o Uruguai e o Peru adquiriram quatro aeronaves desativadas pela Espanha.
@FFO