Os Governos da Grécia e de Israel estariam concluindo um acordo bilateral para a instalação de um centro de treinamento de voo em Kalamata, na Grécia. As informações foram divulgadas pela mídia grega, citando como fontes militares da força aérea.
Duas empresas foram habilitadas para o projeto, a israelense Elbit Systems e a canadense CAE. Após cinco meses de negociações, o Governo Grego optou pela proposta da Elbit. O negócio tem o valor de € 1,365 bilhão, e será realizado ao longo de 22 anos. A negociação está à cargo da SIBAT (Diretoria de Cooperação de Defesa Internacional do Ministério da Defesa de Israel), e já teria recebido a aprovação do parlamento grego, estando a espera da assinatura do poder executivo, o que deverá acontecer no início de 2021.
Na escolha pela israelense Elbit, teria levado em consideração a longa colaboração estratégica existente entre a Força Aérea Helênica e a Força Aérea Israelense, além de um ponto importante: o posicionamento de Israel, ficando ao lado da Grécia nas escaramuças contra a Turquia. Além das afinidades militares, a Elbit ofereceu uma proposta economicamente mais viável, e com a garantia oficial do Ministério da Defesa de Israelense.
A Elbit Systems atualmente gerencia os centros de treinamento de voo da Força Aérea Israelense, incluindo a frota de 20 turboélices T-6 Texan II e 30 jatos Leonardo M-346 “Lavi”. Como parte do contrato da nova unidade de treinamento de voo, a Elbit fornecerá à Força Aérea Grega um simulador de combate MTC (Centro de Treinamento de Missão).
@FFO