Em novembro de 2020, o Department of National Defence (DND) do Canadá concedeu à L3Harris Technologies um contrato a preço fixo para converter três Beechcraft King Air 350ER em aeronaves de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR) designados Manned Airborne Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (MAISR) para Comando das Forças de Operações Especiais do Canadá (CANSOFCOM – Canadian Special Operations Forces Command). Hoje duas aeronaves estão na L3 Harris, nos EUA, para os trabalhos de integração e pintura. A entrega dos MAISR ao Canadá está programada para meados de 2022.
As aeronaves foram adquiridas em julho de 2018, pelo CANSOFCOM para posteriormente serem covertidos em plataformas MAISR. Os King Airs foram encomendados por meio do programa US Foreign Military Sales (FMS). O acordo foi finalizado em abril de 2019 por CAD 247 milhões (US$ 187 milhões) incluindo aeronaves e processo de conversão para a missão ISR.
O MAISR terá a capacidade de ser implantado em curto prazo e fornecerá às forças armadas uma melhor consciência situacional no terreno e, assim, virá ampliar a capacidade dos comandantes de tomar decisões que levem ao sucesso da missão.
@CAS