A USAF divulgou um vídeo e também fotos de um Boeing F-15C Eagle do 493rd FS destruindo um alvo rebocado de muito perto com um de seus mísseis AIM-9M Sidewinder, durante uma missão realizada na costa do Reino Unido, sobre o Mar do Norte.
A surtida fotográfica ocorreu durante um exercício de fogo real sobre o Mar do Norte em 8 de dezembro de 2020. O evento foi conduzido pelo 493RD FS – “Grim Reapers” sediado na RAF Lekenheath, Inglaterra, unidade subordinada a 48th Fighter Wing.
O vídeo do evento mostra uma visão cockpit no momento que o Sidewinder é lançado do F-15C Eagle AF 86-0154, que então sobe abruptamente para acompanhar a trajetória. De outra aeronave, vemos o míssil buscar o calor atingir do alvo alvo.
De acordo com o Departamento de Defesa dos EUA em nota:
“O treinamento ajudou os pilotos a ganhar experiência no mundo real usando mísseis guiados por infravermelho contra alvos tipo flare packs rebocados a 300 pés atrás de um drone. O treinamento permitiu aos pilotos atender aos requisitos da missão, tornando-se prontos para o combate em um ambiente de guerra”.
Não foi revelado que tipo de drone foi usado, mas ele pode muito bem ter sido lançado de Aberporth, na costa oeste do País de Gales, que é um centro de testes de veículos aéreos não tripulados no Reino Unido.
O míssil, por sua vez, era uma versão de treinamento do AIM-9M Sidewinder. Embora o “Mike” Sidewinder seja dos últimos anos da Guerra Fria, ele ainda é regularmente carregado por F-15 e outros caças, apesar da introdução do AIM-9X . A versão em questão era o NATM-9M de treinamento que carrega o motor e o pacote de orientação infravermelho da versão real, mas com uma ogiva inerte e um equipamento especial de teste e avaliação para verificar os parâmetros do engajamento e a confiabilidade do míssil.
No entanto, há algo em comum entre as duas armas, já que o AIM-9X mantém o motor do foguete, o sistema de fusão e a ogiva do AIM-9M.
@CAS