83rd Fighter Weapons Squadron sediou o Weapon System Evaluation Program (WSEP) East 21.03 na Tyndall AFB de 7 a 18 de dezembro deste ano. O objetivo do WSEP é avaliar os sistemas de armas ar-solo e ar-ar para o Air Combat Command da USAF.
Participaram o 43rd Fighter Squadron (43rd FS) da Base Aérea de Tyndall – F-22A e os US Navy Strike Fighter Squadrons – VFA-11, VFA-34, VFA-81 e VFA-211 da Carrier Air Wing One (CVW-1) todos da Naval Air Station Oceana, Virgínia, equipados com os F/A-18E/F.
“O treinamento conjunto pré-desdobramento é crucial para o sucesso no futuro. A equipe conjunta (da Marinha e da Força Aérea) se ajudaram mutuamente no cumprimento das tarefas e mantém uma vanguarda em suas habilidades de combate durante o desdobramento avançado.”
Tenente Comandante. Thomas Kellner, gerente do programa do programa F/A-18 do VFA-81.
Tanto o CVW-1 quanto o 43th FS tiveram pilotos iniciantes – isto é que nunca haviam disparado mísseis participando deste tipo de avaliação.
“Você pode ouvir instruções sobre como executar no ar e até mesmo praticá-lo no simulador, mas não há nada que possa substituir você entrar no caça e experimentá-lo em primeira mão. Nossos pilotos instrutores foram capazes de atirar mísseis, um deles pela primeira vez, o que permite que nosso quadro de instrutores F-22 aproveite essa experiência para instruir melhor os futuros alunos de F-22.”
Tenente-coronel Jeffery Peterson, 43rd FS.
Muito do trabalho necessário para a execução de um WSEP bem-sucedido ocorre no local. O 325th Operation Support Squadron é responsável por garantir que os aeródromos Tyndall AFB estejam prontos.
O 325th OSS também realiza inspeções de pista, taxiways e ajudas de navegação, programa e coordena o espaço aéreo requerido, valida e arquiva os planos de voo requeridos, fornece atualizações meteorológicas para o campo de aviação e áreas operacionais, e fornece sequenciamento de tráfego aéreo e separação para os atiradores de mísseis para de seu espaço aéreo.
O WSEP Leste 21.03 também foi apoiado pelo 82nd Aerial Targets Squadron; o 53rd Test Support Squadron e o 81st Air Control Squadron, todos subordinados a 53rd Weapons Evaluation Group, baseado na Base Aérea de Tyndall.
No total, os participantes voaram 87 surtidas e dispararam 28 mísseis.
@CAS